O Brasil passa por um momento delicado no ambiente escolar, com ataques armados e um preocupante clima de insegurança. Esses acontecimentos são inflamados pela disseminação de notícias falsas via redes sociais, cuja intenção é ampliar os efeitos das ocorrências - que atingem principalmente estudantes e professores. Em uma ação aparentemente coordenada, ainda sob investigação das autoridades da área de segurança pública, o processo visa gerar pânico e desestabilizar as relações no interior dos colégios e aterrorizar pais e alunos.
A crise na escola envolve questões diversificadas e complexas, com destaque para os relacionamentos entre estudantes, pais e professores, partindo do ambiente doméstico e produzindo reflexos dentro das instituições de ensino. Dentre esses problemas estão o bullying e outras formas de agressão que deságuam na escola. Também envolve questões estruturais do sistema de ensino brasileiro.
Com o lançamento da primeira edição de O Saci de Duas Pernas, em 2008, iniciei um trabalho de divulgação deste que é o meu primeiro livro infantil, cujo conteúdo acabou virando referência em diversas cidades do país como material de suporte à introdução de temas como diversidade, bullying, respeito às diferenças e inclusão.
Em sua terceira edição, a obra integra o catálogo da Palhação Azul Editora e traz à luz uma temática que toma conta das escolas brasileiras nos últimos tempos, principalmente com o recrudescimento de casos de violência registrados no país.
No vídeo acima, comento também sobre a busca de pais, professores, coordenadores pedagógicos e direções de unidades escolares por obras que deem suporte a essa discussão e apontem caminhos para a construção de uma cultura de paz na escola.
O livro pode ser adquirido pelo site da editora (clique aqui), com frete grátis para todo o Brasil. O Saci de Duas Pernas é o primeiro de um trio de livros que publiquei voltados para o público infanto-juvenil-juvenil.
Partilhe este post