Cores e recortes arquitetônicos em registros aéreos do Centro de SP
Capturas feitas por mim do alto do Edifício Planalto, na região central da cidade de São Paulo, ilustram uma área densamente ocupada, com predominância arquitetônica tradicional e recortes atuais.
IMAGENS DE SÃO PAULO/DJAIR GALVÃO/SUBSTACK
A construção da imagem da cidade de São Paulo está muito ligada àquele perfil arquitetônico comum a muitas metrópoles mundiais: arranha-céus, construções antigas e novas convivendo - ou se digladiando na paisagem -, brilho das luzes, escuro e cores turvas em diversas ruas e avenidas, ocupação densa e uma aparente confusão nas grandes vias que cortam seu traçado. Isso sem falar em dias de neblina e garoa, alterações sazonais que interferem no modo nossos olhos veem a Capital do Estado mais populoso e “desenvolvido” da América Latina.
As imagens deste texto foram capturadas do alto Edifício Planalto, uma das obras arquitetônicas icônicas do chamado Centro Velho de São Paulo. Criação da cabeça do construtor e arquiteto autodidata Artacho Jurado, o Planalto e o seu vizinho Viadutos (que aparece nesse mosaico de fotos) formam um conjunto de prédios bolados e levantados do chão pela mente desse empreendedor, mais de 60 ano atrás, e que marcam o estilo tradicional da arquitetura da capital paulista nessa região. Jurado também construiu outra dezena de prédios que estão espalhados por diversos pontos da região central paulistana - com seu estilo inconfundível, beleza e requinte.
Nas fotos, feitas entre a tarde e a noite do outono de 2023, é possível visualizar a Câmara Municipal de São Paulo, edifício que abriga o poder legislativo local desde 1969, além de áreas muito conhecidas do público, como a Praça e o Terminal Bandeira (de ônibus), o Vale do Anhangabaú, a Catedral da Sé e a Avenida Paulista. Também é possível ver a torre do Edifício Itália, cujo terraço no andar 42 atrai turistas para observação noturna da cidade, enquanto degustam e bebericam no restaurante instalado no local.
A despeito da sua desorganização e intensa decadência nos últimos anos, o Centro Velho de São Paulo tem muitas joias da arquitetura que podem ser observadas do alto de forma contemplativa, para apurar sentimentos acerca do seu modelo antigo ou compreender a alteração promovida por ocupações e construções realizadas nas décadas mais recentes. Isso porque a cidade passa por um acelerado processo de “revitalização”, em particular com o surgimento de prédios com apartamentos minúsculos (os studios entre 18 e 30 metros quadrados), fruto da derrubada de vilas de casinhas antigas ou de imóveis decadentes.
Isso ocorre em meio a uma ocupação humana e comercial de ruas e avenidas por grupos sociais diversos, permeada pela presença de dezenas de milhares de pessoas em situação de rua, muito lixo ocupando calçadas e avenidas e aquele ar de Ghotam City, criação da DC Comics para simbolizar as metrópoles norte-americanas e seu ar sombrio em diversos pontos. São Paulo tem disso e muitos mais.
Apreciem as fotos, comentem e compartilhem!
Realmente SP do alto tem um aspecto diferente. E podemos pegar cliques bem interessantes!
Obrigado, mestre Júlio!
fotos belíssimas!