Imagem:Fundação Darcy Ribeiro/Reprodução
O pensamento, a vida, a obra e a luta do sociólogo, etnólogo e professor Darcy Ribeiro para alçar a educaçao brasileira à condição de projeto nacional integram a exposição Darcy Ribeiro 100 anos - Utopia Brasileira, montada no Sesc 24 de Maio, unidade localizada na região central da cidade de São Paulo.
A mostra cobre grande parte do trabalho desenvolvido por ele desde o governo do presidente João Goulart, passando pelos seus estudos de campo entre os indígenas, a fase da ditadura militar, o exílio no Uruguai até chegar nos últimos dias de sua intensa atuação política no país.
Darcy foi um nacionalista convicto, um pensador de um tipo de civilização para o Brasil, responsável pela implementação de grandes projetos educacionais e culturais ao longo de uma carreira brilhante, aqui e lá fora. Criou a Universidade de Brasília (UnB) e os CIEPS, as escolas de educação integral no Rio de Janeiro, e escreveu obras marcantes sobre o povo brasileiro.
Foi o intelectual mais próximo do ex-governador Leonel Brizola, além de ter ocupado as cadeiras de Ministro e Senador. Tem uma obra vasta, complexa e que retrata um país desejado e não realizado - pelo menos nos moldes por ele preconizados: autônomo e integrante do grupo de nações desenvolvidas.
A exposição que visitei fica em cartaz até o dia 25 de junho, em São Paulo.
#Episódio 17 - Exposição Darcy Ribeiro 100 anos