Escritor ministra curso sobre a vida e as histórias do Rei do Cangaço
Escritor, jornalista, professor e pesquisador, Moacir Assunção realiza em maio nova etapa do curso que apresenta detalhes da vida de Lampião. A atividade é uma parceria com o Instituto Bixiga, de SP.
O jornalista, escritor e pesquisador Moacir Assunção, autor do livro Os homens que mataram o facínora - a história dos grandes inimigos de Lampião (Ed. Realejo), vai oferecer, pela terceira vez (a primeira de forma presencial) o curso Lampião, o cangaço e suas histórias. Ele é autor de diversos livros e professor de jornalismo.
A atividade será realizada no Instituto Bixiga (veja aqui) em São Paulo, no dia 20 de maio próximo, a partir das 10h. No curso, Assunção explana sobre as origens do cangaço, suas principais lutas, a história dos principais personagens, como Virgulino Ferreira (1898-1938), o Lampião, e seus principais inimigos, como Zé Saturnino, Zé Lucena, Mané Neto e Davi Jurubeba.
O autor e seu livro Os homens que mataram o facínora (publicado por Edições Realejo)
NOVO CANGAÇO - O pesquisador também apresentará um panorama sobre tema assemelhado ao cangaço nos dois atuais, que é o chamado Novo Cangaço, composto por grupos de bandidos ligados ao crime organizado que atacam cidades pequenas e médias com métodos muito parecidos com os utilizados pelos cangaceiros no sertão nordestino. Vale lembrar que aquele movimento marcado pela figura de Virgulino Ferreira e de outros bandos durou cerca de 200 anos, até ser extinto em 1940, dois anos após a morte de Lampião, com a morte de Corisco, tido como seu lugar-tenente.
DOCUMENTÁRIO - Moacir Assunção prepara o lançamento, para o início do próximo ano, do seu seu primeiro documentário, fruto de pesquisas que resgatam a atuação do cangaço e a reação dos seus inimigos no sertão nordestino. Intitulado Acordo com Lampião só na boca do fuzil!, o filme é realizado em parceria com o cineasta Marcelo Felipe Sampaio, diretor da MS Produções.
NO PODCAST - Assunção será entrevistado por Djair Galvão para o podcast Quem Lê, Quem Escreve, em episódio que irá ao ar em breve. O bate-papo será uma oportunidade para conhecermos melhor a pesquisa, os livros, curiosidades e fatos inéditos relatados por quem se dedica a estudar a nossa história.