O charme musical, uma das jóias de Tatuí
A cidade do interior paulista conserva tesouros de um passado glorioso na música em peças e raridades expostas no Museu Paulo Setúbal. Diversas ruas e praças celebram as tradições da Capital da Música
Passear por Tatuí, cidade localizado a cerca de 140 quilômetros da capital paulista, é como embarcar no tempo das antigas bandinhas e fanfarras, ver seresteiros eternizados em estátuas de bronze e apreciar o charme de um lugar que se orgulha de suas tradições. Parte dessa história está exposta no museu que leva o nome de Paulo Setúbal, abrigado na casa onde nasceu e viveu parte da infância o famoso poeta, escritor e advogado local - que se notabilizou por ocupar uma das cobiçadas cadeiras da Academia Brasileira de Letras.
Capital da Música
Além do filho ilustre Paulo Setúbal, a cidade faz questão de celebrar outras figuras que se tornaram nacionalmente conhecidas, entre maestros, compositores, instrumentistas e músicos. Alguns deles ocuparam lugar de destaque até mesmo na MPB, pois chegaram a acompanhar figuras como Elis Regina em parte da carreira da artista ou até hoje atuam em restaurantes caros da cidade de São Paulo como pianistas.
Dentre outras qualificações, o município interiorano ostenta o título de Capital da Música - isso porque abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, um dos maiores e mais tradicionais da América Latina.
O jazz também é tradição em Tatuí
A tradição musical da cidade vem desde as primeiras décadas do século 20, notadamente no começo dos anos 1920, quando surgiram e se multiplicaram pela região as “jazz bands”, bandas especializadas nesse gênero musical cujas raízes estão na cidade norte-americana de Nova Orleans. Outra figura local celebrada, o pianista, maestro e violoncelista João Del Fiol, foi marcante para a expansão da música na cidade. Sua figura está fincada numa das praças da cidade.
A terra dos seresteiros
Outra tradição local no ramo da música é a seresta. Na praça localizada em frente ao Museu Paulo Setúbal, a cidade homenageia alguns dos nomes mais tradicionais desse estilo musical. Trata-se do Monumento aos Seresteiros, cantores e músicos que fizeram história na música romântica durante décadas na região.
Artes plásticas na atualidade
O Museu Paulo Setúbal também abriga exposições temporárias. No dia da visita que fiz à cidade, o local disponibilizava uma exposição de aquarelas de autoria da artista plástica tatuiense Jeniffer Stock. Intitulada Maravilhas da Criação - Animais, os trabalhos dela mostram traços perfeitos no registro de bichos de estimação e animais de vários lugares do planeta (veja na sequência abaixo).
A seguir, publico uma série de imagens do Monumento aos Seresteiros de Tatuí, além da reprodução de figuras típicas da colonização local, que foram os tropeiros oriundos de diversas regiões do Estado que seguiam em direção a Minas Gerais e Goiás na época da febre do ouro no Brasil colônia (veja a galeria de fotos abaixo).