Djair no Substack
Quem lê, quem escreve
#Episódio 12 - Entrevista: que tipo de fenômeno social foi o Cangaço?
0:00
-29:07

#Episódio 12 - Entrevista: que tipo de fenômeno social foi o Cangaço?

O jornalista Moacir Assunção faz um apanhado histórico do fenômeno social que abalou o Nordeste por 200 anos, fala sobre Lampião, de suas ligações com o poder e de combates que ele travou com inimigos

As histórias míticas sobre a vida, as lutas, as conquistas, o poderio e as derrotas de Virgulino Ferreira, o Lampião, são um dos objetos de pesquisa do jornalista, escritor e professor Moacir Assunção. Nascido numa cidade próxima da terra do famoso cangaceiro, em Pernambuco, Assunção fala deste e de outros temas correlatos nesta entrevista concedida com exclusividade ao podcast Quem, quem escreve. Na abertura deste episódio, reproduzo um trecho da canção popular Mulher Rendeira, na voz de Vanja Orico. O tema é uma referência sonora daqueles tempos.

No decorrer da entrevista, o pesquisador explica que o Cangaço representa acontecimentos históricos que perduraram por 200 anos no Nordeste do Brasil, tendo raízes muito anteriores ao nascimento do homem que ficou conhecido o “Rei do Cangaço”. Numa conversa em tom descontraído e recheada de casos históricos curiosos, o pesquisador destrói mitos e lendas que cercaram aquela figura da história sertaneja, além de destacar a atuação de diversos bandos e a formas de enfrentamento das forças do Estado ao banditismo levado a cabo pelos cangaceiros sertões adentro.

CURSO SOBRE CANGAÇO - Dia 20 de maio próximo, Moacir ministra um curso sobre a temática, no Instituto Bixiga, na cidade de São Paulo. Na oportunidade, também deve apresentar trecho de um documentário em produção que fala da luta renhida entre Lampião e um grupo de sertanejos de um distrito da cidade pernambucana de Floresta - os Nazarenos - que desafiaram no mesmo nível o mais conhecido bandoleiro do Nordeste.

Veja abaixo a reprodução do cartaz com detalhes do curso oferecido pelo Instituto Bixiga em parceria com Moacir Assunção.

Agora é só ouvir a entrevista, comentar e compartilhar!

1 Comentário
Djair no Substack
Quem lê, quem escreve
Um podcast de comentários sobre livros, histórias e literatura feito pelo jornalista e escritor Djair Galvão. Com o autor e convidados/as.
Ouvir em
App Substack
RSS Feed
Enviar link de configuração móvel por email
Aparece no episódio
Djair Galvão