As histórias míticas sobre a vida, as lutas, as conquistas, o poderio e as derrotas de Virgulino Ferreira, o Lampião, são um dos objetos de pesquisa do jornalista, escritor e professor Moacir Assunção. Nascido numa cidade próxima da terra do famoso cangaceiro, em Pernambuco, Assunção fala deste e de outros temas correlatos nesta entrevista concedida com exclusividade ao podcast Quem, quem escreve. Na abertura deste episódio, reproduzo um trecho da canção popular Mulher Rendeira, na voz de Vanja Orico. O tema é uma referência sonora daqueles tempos.
No decorrer da entrevista, o pesquisador explica que o Cangaço representa acontecimentos históricos que perduraram por 200 anos no Nordeste do Brasil, tendo raízes muito anteriores ao nascimento do homem que ficou conhecido o “Rei do Cangaço”. Numa conversa em tom descontraído e recheada de casos históricos curiosos, o pesquisador destrói mitos e lendas que cercaram aquela figura da história sertaneja, além de destacar a atuação de diversos bandos e a formas de enfrentamento das forças do Estado ao banditismo levado a cabo pelos cangaceiros sertões adentro.
CURSO SOBRE CANGAÇO - Dia 20 de maio próximo, Moacir ministra um curso sobre a temática, no Instituto Bixiga, na cidade de São Paulo. Na oportunidade, também deve apresentar trecho de um documentário em produção que fala da luta renhida entre Lampião e um grupo de sertanejos de um distrito da cidade pernambucana de Floresta - os Nazarenos - que desafiaram no mesmo nível o mais conhecido bandoleiro do Nordeste.
Veja abaixo a reprodução do cartaz com detalhes do curso oferecido pelo Instituto Bixiga em parceria com Moacir Assunção.
Agora é só ouvir a entrevista, comentar e compartilhar!
Partilhe este post