O Podcast Quem Lê, Quem Escreve publica, neste episódio, uma entrevista exclusiva com o músico, compositor e violonista Vicente Barreto. Aos 73 anos, natural de Salgadália, distrito de Conceição do Coité, mas criado em Serrinha (BA), Barreto discorre na conversa sobre suas canções, as grandes parcerias na MPB, repassa memórias e se mostra animado para a realização do seu próximo projeto musical com o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.
Bom de papo e dono de um estilo muito próprio, esse baiano radicado em São Paulo há cerca de 50 anos fala com muito afeto de pessoas e artistas que lhe abriram portas, gravaram inúmeras de suas músicas em parceria e de outros que se tornaram intérpretes dos sons que tira do seu violão - outra das suas peculiaridades.
Suas lembranças dos primeiros sons, do pai, da mãe, da casa no interior, das sanfonas no período do São João e das voltas que o mundo deu em sua vida estão no meio da entrevista, realizada na casa dele, na capital paulista.
Discreto e gentil, ele cuida para não se arriscar a citar nomes de todos com quem já dividiu em algum momento o universo musical ao longo da carreira e esquecer de alguém. Por conta própria, o Podcast cita uma lista com diversos nomes de parceiros históricos de Barreto, que incluem Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Tom Zé, Hermínio Bello de Carvalho, Celso Viáfora, Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Alceu Valença, Paulinho Pedra Azul, Chico César e Zeca Baleiro. Isso sem esquecer de dezenas de nomes de cantores e cantoras que gravaram suas músicas, como Ney Matogrosso, Maria Betânia, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Rosa Maria, Juçara Marçal e outras vozes.
Portanto, hora de conhecer mais um pouco sobre a vida e a obra de Vicente Barreto. Ouvir, comentar e espalhar! Vamos nessa?
Partilhe este post