Chego ao final da série de três episódios com a apresentação do meu livro Chapeuzinho Vermelho volta à floresta, uma releitura de um dos maiores clássicos de contos de fada de todos os tempos. O livro teve sua primeira edição publicada pelo selo Palhação Azul Editora em 2021, durante a pandemia.
A primeira observação, no caso, tem a ver com o processo de criação de uma releitura, ainda mais de um clássico que tem mais de 350 versões mundo afora. Exige esforço mental e revisitas a diversas recontagens do conto e a escolha de uma abordagem que traga novidade àquela história já conhecida pelo público. Na obra, concentro o início da narrativa numa das versões mais conhecidas no Ocidente, de autoria alemães Irmãos Grimm.
No caso específico deste livro, a ideia foi trabalhar com elementos psicológicos da personagem que intrigam o público, os estudiosos do comportamento e os especialistas em educação, ao mesmo tempo em que se mantém como uma história passada de geração a geração e perpetuada por meio do cinema, do teatro, da música e de outras releituras literárias.
Agradeço a audiência do público e espero ter agradado nessa nova fase do podcast, com um conteúdo mais elaborado e detido em aspectos do processo de criação que envolveu o surgimento e publicação dos meus três primeiros livros.
Djair Galvão
Share this post